quinta-feira, 29 de maio de 2014


                         



Relacionamento Monogâmico



               

             No reino animal os relacionamentos se manifestam de diversas formas e umas delas é a monogamia, particularmente, a considero a mais honrável entre nós( os humanos),  já que conquistar a mesma pessoa todos os dias e ama-la todos os momentos requer de cada um muito amor e companheirismo, e deixar de lado todo orgulho e egoismo, não é verdade? Bom, para os que concordam ou não, temos que admitir que este comportamento entre os animais é no minimo muito incrível!
              Vamos listar alguns destes animais para conhecê-los melhor:


                O nosso primeiro exemplo é do simpático albatroz-das-galápagos (Phoebastria irrorata).    Para conquistar a sua parceira de vida roda o seu bico em torno do bico da fêmea com rapidez, num elaborado ritual conjunto que inclui ainda uma espécie de dança com o pescoço e o trincar de um bico no outro. Infelizmente, a espécie encontra-se atualmente em risco crítico de extinção.






                   Antes do nosso próximo exemplo gostaria de fazer uma pergunta: Você é ciumento(a) ? Então, olha só esse animalzinho que iremos comentar, parece ser muito ciumento, e tem o nome parecido com ritmo musical, é o dik dik de Kirk (Madoqua kirkii) é um antílope em tamanho miniatura que vive na África. Eles são exclusivos e não gostam de concorrência, nem mesmo da própria prole. Após crescer, o filhote acaba expulso pelo pai e é impedido de se aproximar da mãe. 



Casal de pacas (Cuniculus paca)

  Outra curiosidade desse incrível mundo, é das pacas (Cuniculus paca) são roedores aqui do Brasil. A maneira que atam os laços não é nada convencional para nós. No ritual de acasalamento, o macho urina sobre a fêmea em uma demonstração de dominação que, se não for bem aceita, pode gerar reações agressivas. Uma vez juntos, ambos deixam de procurar outros parceiros.


Casal de gibão-de-mãos-brancas (Hylobates lar) Outro exemplo é do gibão-de-mãos-brancas (Hylobates lar) está entre os poucos primatas que mantêm relações somente com um outro indivíduo. Os filhotes ficam sob os cuidados da mãe até os 8 anos de idade e a fêmea conta com a ajuda do pai e dos irmãos. Surpreendente não? assemelha-se a um casal de idosos.




Cupins (Reticulitermes flavipes)Até mesmo uma certa especie de cupim chamada  Reticulitermes flavipes, formam um par monogâmico que se torna rei e rainha de uma colônia inteiramente gerada pelo casal. Esse casal gosta mesmo de repruduzir!















Nenhum comentário:

Postar um comentário